
O presidente nacional do PT, Rui Falcão, recebeu esta semana a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ). Na pauta, as eleições municipais no Rio de Janeiro.
Após a reunião, Benedita da Silva falou sobre a conversa, que girou em torno das eleições municipais. Benedita quer ampliar a participação feminina e colaborar de mangas arregaçadas nas campanhas municipais.
Confira abaixo os principais trechos da entrevista de Benedita da Silva. Ou ouça a íntegra na RádioPT.
Após as prévias o Partido estará unido na campanha
“O Partido dos Trabalhadores esta afunilando as suas alianças e as suas candidaturas próprias, e os nossos encontros estão buscando unificar todas as forças e seus interesses, para que nós possamos ter mais vitórias neste ano de 2012. Nós neste final de semana teremos três encontros, e desses encontros esperamos que sejamos vitoriosos com a política que estamos implementando e onde tivemos prévias, nós vamos aguardar o resultado, e logo após a prévia, seja quem for nós estaremos já com o Partido na rua para a campanha”.
Mulheres na política
“No contexto geral nós estamos ainda muito aquém na nossa participação, porque entendemos que toda essa cultura política de décadas e décadas foram muito mais moldadas para o mundo masculino. E desse jeito nós temos visto que o Partido dos Trabalhadores tem sido pioneiro, porque ele não só nos possibilitou fazer um debate, e uma discussão de política de cotas, como passou (organizar) projeto de lei para que os partidos tenham mulheres em suas direções, e também mulheres na lista (de candidatos). Mais uma vez o Partido dos Trabalhadores contribui com esse debate quando nós no 4º Congresso do PT colocamos essa questão da paridade. Então eu vejo que nós precisamos de mais estímulo, e esse estímulo passa puro e simplesmente pelo apoio as candidaturas, porque nós mulheres sabemos e queremos condições, mas agora precisamos ter o apoio porque o fato do Partido dos Trabalhadores colocar parte do fundo partidário para formação das mulheres vai ajudar muito. E porque eu estou me referindo muito ao Partido dos Trabalhadores? Porque nós estamos fazendo 80 anos que a mulher vem votando neste país, e nós temos identificado que no Partido dos Trabalhadores nós temos um número grande de mulheres, e tem mulheres que estão na direção, mulheres no parlamento e nós temos mulheres até na Presidência da República. E quando o partido toma essas iniciativas, e esses debates ajudam nos movimentos feminista, nos movimentos para que as mulheres estejam estimuladas e cobrem também do seus partidos a sua formação política, o apoio e financeiros também para as suas campanhas e dentro do programa que cada um dos partidos possam ter”.
Benedita vai atuar fortemente nas campanhas
“Quero me dedicar para que aumente o número da nossa bancada nas Câmaras de Vereadores, nas prefeituras com os nossos prefeitos e prefeitas e que nós possamos dar continuidade ao nosso projeto nacional. E para isto não estou candidata para poder estar liberada apenas com o mandato de deputada federal e da executiva nacional do Partido, para poder andar esse país e no meu estado principalmente, e fortalecer particularmente a presença da mulher nessa campanha de 2012. Agora o meu futuro vai depender daquilo que nós possamos acumular durante esse período do mandato, para que eu veja uma outra pretensão e eu não posso negar que o meu maior desejo é voltar ao senado, mas eu vou esperar este momento para que eu seja a candidata, como eu sempre fui, do partido, e não candidata de ministro”.
(Ricardo Weg – Portal do PT)
(Transcrição Fabrícia Lopes – Portal do PT)
Nenhum comentário:
Postar um comentário