terça-feira, 27 de março de 2012

Saúde municipal foi o tema de uma audiência pública em Teixeira de Freitas

Por Poliane Freire



Foi realizada na Câmara de Vereadores de Teixeira de Freitas nesta segunda-feira (26/03), uma Audiência Pública sobre Saúde. Foram abordados vários aspectos deste importante serviço público por representar atendimento a uma das carências mais fundamentais do cidadão, principalmente o de baixa renda, que no município é a maioria da comunidade.

São muitos os obstáculos enfrentados no cotidiano pelas pessoas com necessidades de atendimento ambulatorial, que deveriam tê-lo melhor e mais imediato através dos Postos de Saúde, que apresentam sérias dificuldades para cumprir os objetivos para os quais foram criados. Apesar de terem sido ressaltadas as qualidades do SUS, ele precisa evoluir, e muito, uma vez atender de 70 a 80% da nossa população. E um dos objetivos da Audiência foi colher subsídios para promover a sua evolução.

Estiveram presentes à audiência, o deputado federal Amauri Teixeira; secretário municipal de saúde Wagner Fernandes; médico João Bosco; promotor de justiça Roberto Pergira; Manoel Pereira dos Santos, CDL; José Felix, Sindicato dos Agentes de Saúde e Endemias; João Luiz Monte, Fundação Padre José, vereadores Marta Helena Leal, Clóves Martins Quaresma Neto e Edinaldo Rezende dos Santos, esse último responsável pela coordenação da audiência pública.

Após os pronunciamentos dos integrantes da mesa diretora dos trabalhos, a participação dos presentes foi franqueada, ocasião em manifestaram livremente suas opiniões e observações, que se concentraram, praticamente, nas questões da má aplicação dos recursos da saúde pública e a falta de fiscalização por parte dos demais poderes constituídos. Duas surpresas ocorreram no evento: a presença dos grevistas do Serviço Público e pouca presença dos munícipes teixeirenses que tanto questionam os serviços prestados pela Saúde Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário