quinta-feira, 17 de maio de 2012

Brasil Carinhoso aumenta em 50% dinheiro para creches

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, salientou nesta quinta-feira (17), que haverá um aumento de 50% no repasse de recursos por criança de zero a seis anos que estiver matriculada em creches, dentro do programa Brasil Carinhoso recém-lançado pela presidente Dilma Rousseff.
Essa majoração nas verbas, esclarece a ministra, significa um aumento anual de R$ 1,4 mil por criança, recurso que será repassado não apenas para as creches, mas também às entidades conveniadas que abram novas vagas e acolham crianças do Bolsa Família.
Tereza Campelo lembrou ainda que foi ampliado em 67% o repasse de dinheiro para a merenda escolar de todas as crianças matriculadas em creches. O Brasil Carinhoso integra o Brasil Sem Miséria, plano do governo federal para superação da extrema pobreza - famílias que têm renda per capita até R$ 70.

Um dos objetivos do Brasil Carinhoso, ressalta a ministra, é a ampliação imediata da oferta da vagas nas creches públicas com o aumento dos repasses e a antecipação dos valores do Fundeb, enquanto estão sendo construídas novas unidades por meio do Programa Proinfância, do Ministério da Educação.

Outra estratégia do Brasil Carinhoso é a atenção à saúde e a suplementação vitamínica. Na campanha de vacinação que ocorrerá no segundo semestre, adiantou Tereza Campello, haverá distribuição gratuita de uma megadose de vitamina A, o que pode reduzir em até 25% as taxas de mortalidade infantil em todo o país. Segundo ela, mais duas medidas vão ajudar a alcançar esse resultado: a distribuição gratuita, nos postos de saúde, de sulfato ferroso para combater a anemia e de remédios para a asma, desde que prescritos por médicos, nas farmácias populares de todo o país.

Todas as famílias que já estiverem inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal serão automaticamente beneficiadas com a complementação de renda do Brasil Carinhoso.
Para as famílias extremamente pobres que não estiverem no CadÚnico basta procurarem a prefeitura do município.

Fonte: Ascom/MDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário