segunda-feira, 16 de abril de 2012

Deficientes físicos vão fazer testes para 1ª habilitação em Teixeira de Freitas

Por Athylla Borborema

Chega a Teixeira de Freitas pela primeira vez na região e para atender os 21 municípios do extremo sul da Bahia, uma banca especial composta por examinadores e médicos do DETRAN, que vai atender a portadores de deficiências físicas e que estejam interessados em tirar a primeira habilitação. Lembra o chefe da 24ª Coordenadoria Regional de Trânsito de Teixeira de Freitas, coordenador Edimailson Fernandes de Oliveira , que a criação do núcleo vai possibilitar a realização dos exames na própria cidade de Teixeira de Freitas, já que antes os mesmos procedimentos só eram feitos em Salvador.
Além das cidades da região extremo sul, as Ciretrans de Itamaraju e Eunápolis, além das Retrans de Porto Seguro e Medeiros Neto, poderão a partir de agora, direcionar os portadores de necessidades especiais para Teixeira de Freitas, tendo em vista que a data para instalação da banca será nos dias 19 e 20 de maio de 2012. Portanto os procedimentos legais, inclusive a compra do laudo já terão que iniciar agora, porque a prioridade nos exames finais da banca será dada para deficientes físicos que já fizeram a requisição da Carteira Nacional de Habilitação.
Para quem ainda não requisitou o documento, mas que esteja interessado, precisa antes procurar a CIRETRAN da sua cidade e se informar sobre os procedimentos. Esta nova medida do DETRAN/BA., também facilita a atuação dos Centros de Formação de Condutores (CFCs), que na região extremo sul não possuem veículos adaptados para avaliação dos portadores de necessidades especiais. A partir de agora as primeiras turmas serão formadas e a expectativa é que muitos deficientes físicos que estavam aguardando a novidade, façam os exames nos próximos dias 19 e 20 de maio na 24ª Ciretran de Teixeira de Freitas.
O coordenador regional da 24ª Ciretran de Teixeira de Freitas, Edimailson Fernandes de Oliveira, disse que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode ser adquirida por qualquer pessoa que consiga passar nos exames necessários. Inclusive o candidato portador de algum tipo de limitação física, que não interfira na capacidade de dirigir, pode conduzir normalmente, desde que o veículo seja adaptado.
“As pessoas com deficiência normalmente não sabem dos benefícios que podem ter, inclusive adquirindo a sua Habilitação Especial. Para requerer a CHN Especial é necessário ter 18 anos completos, ser alfabetizado, apresentar original e cópia do RG, CPF e cópia do comprovante de residência. A única diferença em relação à obtenção da carteira de habilitação normal é uma junta de médicos que examina a extensão da deficiência e desenvoltura do candidato”, disse o coordenador Edimailson Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário