sábado, 14 de abril de 2012

Bancada da Bahia cobra celeridade nas obras da Fiol e Porto Sul

Informações de Ana Rosa Passos



Audiências no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), na Valec (estatal responsável pelas ferrovias) e no Tribunal de Contas da União (TCU) marcaram o dia de deputados baianos, na última quarta, 11, em Brasília. Acompanhada dos deputados Coronel Santana, Ivana Bastos, Kelly Magalhães, Ângela Sousa, Maria Del Carmen, Fátima Nunes e Zé Raimundo, a parlamentar cobrou celeridade nas obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e do Porto Sul.
Em sua primeira reunião, que aconteceu no Ibama, a bancada da Bahia já colheu bons frutos! Na presença do diretor substituto de licenciamento do Ibama, Eugênio Costa e de alguns deputados federais, o presidente do órgão, Curt Trennepohl anunciou a assinatura de um novo termo que estabelece prazos mais flexíveis para que os programas ambientais básicos sejam realizados em até seis meses. “O Ibama não é contra as obras da Fiol nem do Porto Sul, a nossa preocupação é com a qualidade da licença que emitimos, precisamos emitir uma licença segura”, explica o presidente.
À tarde, na Valec, aproximadamente, 15 deputados federais participaram da reunião que foi fomentada pelos deputados da Bahia. No encontro, o presidente da estatal, José Eduardo Saboia Castello Branco, apresentou o Programa de Aceleração do Crescimento da Fiol e explicou como estão as questões do licenciamento ambiental. Segundo o ministro do TCU, Benjamin Zymler, a Valec está se empenhando em atender todos os tramites e o TCU tem atuado com maior celeridade para liberar as obras, “só não podemos fechar os olhos para uma obra mal planejada”, disse.
Para a deputada Cláudia Oliveira este é o momento de união para a conquista de um grande projeto. “Esta é uma questão suprapartidária. Sabemos que tudo tem seu tempo, afinal estudos são necessários para que uma obra deste porte seja liberada com responsabilidade, porém estamos querendo evitar que burocracias excessivas atrapalhem o desenvolvimento da nossa região”, ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário