terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

E O QUE É MESMO DEMOCRACIA?



A Grécia é historicamente reconhecida como o berço da democracia.
Lá tinha escravos, mulheres e crianças eram cidadãos de segunda classe,
e só os homens bens nascidos tinha o direito de participar da vida política
da "pólis" - cidade.

Até a promulgação da Constituição de 1988 a nossa democracia sofria de uma grande moléstia: a instabilidade política. Por diversas vezes, ao longo do século XX, a República Brasiliera foi abalada por crises e golpes. Desde o suícidio e a renúncia de presidentes até o famigerado golpe militar que deixou o país submetido ao maior período de ditadura que já experimentamos.

A abertura democrática pós Constituição foi uma verdadeira transição pois pelo Brasil afora se instalaram governos conservadores em sua maioria ligados aos governos militares recém apeados do poder.

Aqui na Bahia sofremos muito com os governos carlistas no Estado de nas cidades.
Repressão, perseguição, assasinatos, roubalheira e submissão dos poderes da república aos interesses de uma única família.

Caso todos ainda não tenham percebido, estamos falando aqui da trajetória de pelo menos um século de patrimonilismo e fisiologismo.

Pois bem, acerca do texto postado - não sei com que objetivo - " A pedra que virou vidraça" ou o autor não conhece nossa história ou é dos que se beneficiavam com toda aquela bandalheira dos tempos do carlismo.

A postura que o governador Wagner está tomando condiz com sua trajetória política e com o cargo que atualmente ocupa. Defende a democracia, a não violência e o entendimento como a melhor forma de resolver as divergências. Porém não pode admitir que aqueles a quem devemos confiar a nossa segurança promova atos que levam a população a ficar aterrorizados.

Iniciamos as mudanças que a Bahia precisa e estamos apenas no início. Depois de um século na miséria, começamos a erradicar a pobreza e construir uma Bahia para todos os baianos. É claro que ainda estamos muito longe daquilo que queremos para o povo da Bahia, porém não há dúvidas de que vivemos hoje uma Bahia livre, democrática onde todos exercem seu legítimo direito de expressão e de participação e tem acesso aos bens e direitos básicos que a humanidade precisa.

Condições melhores para todos é condição imprescindível para uma vida digna e essa sempre será nossa luta e bandeira.
Vamos avançar construindo uma democracia para todos, cada vez mais forte e estável, aonde a força só seja utilizada como última alternativa e contra aqueles que atentem como a dignidade da pessoa humana e contra a construção dessa mesma democracia.

Afinal, democracia só serve se for exercida por todos e não imposta por poucos. E então: o que é democracia mesmo?

Aristides Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário