domingo, 12 de fevereiro de 2012

bahia
12 de fevereiro de 2012, 19:36

Camacan: PT define candidatura única à Prefeitura

Em encontro realizado na manhã de hoje, no assentamento Nova Ipiranga, o PT de Camacan definiu uma pré-candidatura única para a disputa municipal deste ano. O candidato será o empresário Fernando da Farmácia, que, segundo petistas, vem apresentado excelentes índices de preferência popular em pesquisas feitas pelo partido. Com a decisão, o partido vai unificado para as eleições deste ano. “A unidade do partido é o mais importante, neste momento, o que nos garante uma vantagem extra na campanha deste ano”, comentou Fernando.
brasil
12 de fevereiro de 2012, 19:17

Bombeiro preso no Rio está em greve de fome

O cabo bombeiro Benevenuto Daciolo, preso desde quarta-feira, está em greve de fome, informou a mulher dele, a dona de casa Cristiane Daciolo. Ela contou que foi avisada pelo defensor público que o representa. Desde que chegou a Bangu 1, Daciolo teria recusado as refeições servidas no presídio de segurança máxima. Cristiane disse não saber como está a saúde do marido, porque teve apenas um encontro com ele, de 15 minutos, na quinta-feira. Cristiane refutou as acusações de que o movimento de greve está sendo manipulado politicamente. “Ele (Daciolo) não está envolvido com política, não está filiado a partido algum. Partidos políticos apoiam o movimento, mas o movimento não está com nenhum partido”, afirmou. (Agência Estado)
brasil
12 de fevereiro de 2012, 19:04

Incoerente da Silva

Dora Kramer, O Estado de S.Paulo
A tardia, mas benfazeja privatização dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília, que abre ainda o caminho para a entrega do Galeão (RJ) e Confins (MG) à administração do setor privado, atordoou o PT e pareceu revigorar por alguns momentos o PSDB.
O ato deveria encerrar a questão, excluindo-a da agenda não digamos política, mas eleitoral porque o PT só volta ao tema quando interessa infernizar o adversário ruim de defesa.
Mas, como avisou o presidente do partido, Rui Falcão, “a guerra continua”.
A depender de quem ganhe a batalha da comunicação com a sociedade, continuará na agenda com vantagem para os petistas. Os tucanos riram muito, divertiram-se em provocações nas redes sociais, no Congresso, em artigos e entrevistas.
Muitas (não todas) repletas de razões consistentes explicando diferenças e semelhanças entre o processo iniciado no governo Fernando Henrique, constatando a evidência: o que caracteriza a concessão é o controle e se o controle foi passado à iniciativa privada o nome do jogo é privatização.
Ofendidos, petistas reagiram com um discurso artificial segundo o qual lá houve roubalheira e entreguismo enquanto cá os procedimentos foram corretos, lucrativos e, sobretudo, “mezzo” estatal.
Fato é que os aeroportos terão gestão privada e o PT está com vergonha disso. Tanto que considera necessário se defender das “acusações” e já preparou uma cartilha de munição à militância.
Para explicar que o que fizeram não foi bem isso que dizem ter sido feito. Mesmo eivada de sofismas, uma ideia que aos tucanos jamais ocorreu: traduzir um tema de difícil compreensão de forma inteligível e repetir seus argumentos com convicção sem se deixar intimidar.
Mas parece que em geral políticos tratam como algo vergonhoso o ato da transferência para o setor privado, mediante quantias de dinheiro fabulosas, serviços com os quais o Estado não pode arcar.
Ocorre que ganham todos. Ganha o Estado e o público se as coisas são feitas direito como na incontestável – mais ainda muito contestada, desnecessário dizer por qual partido – privatização do setor de telecomunicações.
Leia a íntegra em Incoerente da Silva
bahia
12 de fevereiro de 2012, 19:01

Honda Civic é incendiado próximo a estrada que liga Riachão a Coité

Foto: Noroel Fernandes/Interior da Bahia
Por volta das 7h de ontem, o agente da Polícia Civil Juscelino Carneiro (Cecé), em Riachão do Jacuípe, comunicou que havia um veículo Honda Civic incendiado próximo à BA 120. O veículo, encontrado na estrada vicinal que dá acesso à Fazenda Mocó, a cerca de 300 metros para a BA 120 (Riachão a Coité), estava completamente destruído, o que impossibilitou a identificação da cor, do ano e dos dados da placa. Segundo declaração de um morador da localidade, ele transitou pela estrada às 6h30 da manhã e até então não havia acontecido nada no local. “Depois de uns vinte e poucos minutos me assustei, quando passei pela referida estrada e encontrei o fogo alto, queimando aquele negócio que de longe não dava nem para reconhecer”, afirmou.
brasil
12 de fevereiro de 2012, 18:44

Organizada por Sindpetro, recepção a Gabrielli na Bahia nesta terça inclui até carreata

José Sérgio Gabrielli será recebido com festa por amigos na terça
O economista baiano José Sérgio Gabrielli, que dirigiu a Petrobras por sete anos, desembarca em Salvador nesta terça pela manhã, véspera do Carnaval. Um dos pré-candidatos do PT ao governo, em 2014, ele será recepcionado por parlamentares, lideranças de movimentos sociais e sindicais, à frente o Sindicato dos Petroleiros da Bahia – o Sindipetro. Com faixas e carro de som, Gabrielli sai em carreata em direção ao Clube dos Empregados da Petrobras (CEPE 2004), no Jardim de Alá, onde acontece uma festa em comemoração à sua chegada. Segundo a assessoria do evento, o ex-presidente da maior estatal brasileira a partir de agora, além de brincar o carnaval, aguarda a confirmação do convite do governador Wagner para integrar o governo.
brasil
12 de fevereiro de 2012, 18:00

General do povo, não

Elio Gaspari, O Globo
A cena de confraternização do general Gonçalves Dias, comandante da 6ª Região Militar, com os PMs amotinados de Salvador foi constrangedora e impertinente.
Constrangedora porque o general foi aos amotinados, recebeu um bolo de aniversário e abraçou um deles. Esqueceu-se de que estava no comando de uma operação militar. Desde o início do motim, mais de 150 pessoas foram assassinadas em Salvador. A Assembleia Legislativa fora ocupada.
Lojas e casas foram saqueadas. O prejuízo do comércio vai a centenas de milhões de reais, e os rebelados cantavam “Ôôô, o carnaval acabou”.
O general foi impertinente ao dizer o seguinte: “Peço aos senhores: se as pautas que estão sendo discutidas pelos políticos não forem atendidas, vamos voltar a uma negociação. Não poderá haver confronto entre os militares. Eu estarei aqui, bem no meio dos senhores, sem colete.”
A primeira impertinência esteve na afirmação de que “as pautas estão sendo discutidas pelos políticos”. A negociação estava na alçada dos poderes constituídos, aos quais as Forças Armadas estão subordinadas.
A segunda impertinência estava na afirmação de que “não poderá haver confronto entre os militares”. Os PMs amotinados não estavam ali como militares, mas como desordeiros, cabeças de ponte de um motim articulado que se estendeu ao Rio de Janeiro. A ideia de que a negociação estava nas mãos dos “políticos” e de que “não poderá haver confronto entre os militares” é subversiva e caquética.
A tropa do Exército é mobilizada para exercer um efeito dissuasório. O discurso do general e a cena do bolo transformaram o poderio militar em alegoria carnavalesca. Se “não poderia haver confronto”, com que autoridade um coronel ordenaria a um capitão que respondesse a uma agressão? (No dia seguinte, no peito, cerca de 50 pessoas furaram o cerco da tropa e juntaram-se ao motim. Na quinta-feira, no Rio, a polícia baixou o pau nos trabalhadores vitimados pela SuperVia.)
No século passado havia os “generais da UDN”, e a eles contrapuseram-se os “generais do povo”. Deu no que deu. O tenente que em 1964 comandava os tanques que guarneciam o Palácio Laranjeiras tornou-se um dos “doutores” da Casa da Morte, onde se assassinavam presos políticos. Em 1981, estava no carro que jogou a bomba na casa de força do Riocentro. Outra explodiu antes da hora, matou um sargento e estripou um capitão.
bahia
12 de fevereiro de 2012, 17:56

Wagner fala à imprensa sobre fim da greve e preparativos para Carnaval nesta segunda

O governador Jaques Wagner (PT) concede entrevista coletiva nesta segunda-feira (13.02), às 9 horas, na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia, para fazer um balanço dos últimos acontecimentos em Salvador referentes à greve dos policiais militares, encerrada ontem à noite, depois de 12 dias de paralisação. Na oportunidade, o governador vai falar sobre os investimentos do governo do Estado no Carnaval e de toda a logística operacional que será colocada em prática para que este megaevento ocorra com paz e tranqüilidade.
brasil
12 de fevereiro de 2012, 17:36

Morre filho mais velho de autor de novelas Manoel Carlos

Morreu nesta madrugada (12) em São Paulo o filho do autor de novelas Manoel Carlos, Manoel Carlos Jr, de 59 anos, vítima de ataque cardíaco fulminante. O corpo está sendo velado na capital e o enterro está previsto para acontecer às 17h, informou o cemitério São Paulo ao UOL. Manoel Carlos Júnior era dono da assessoria de imprensa “Quatro Elementos Comunicação & Mkt. Cultural”. Ele deixou três filhos e mulher. Maneco (pai) perdeu a primeira mulher em um acidente de carro e o filho Ricardo, também fruto do primeiro casamento, em 1998, vítima de Aids. Amigos da família informaram ao UOL que Maneco está a caminho de São Paulo para o sepultamento do filho. Por conta da morte de Manoel, o elenco da peça “Adultérios”, com Fábio Assunção, cancelou a apresentação deste domingo (12), no teatro Tuca, em São Paulo. “A equipe da peça ‘Adultérios’ comunica o cancelamento da apresentação deste domingo 12 de fevereiro, em função do falecimento de Manoel Carlos Júnior, assessor de imprensa do espetáculo”, informou em comunicado.
brasil
12 de fevereiro de 2012, 17:28

Não há previsão de alta para Lula, que passa bem

Não há previsão de alta para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi internado ontem no hospital Sírio Libanês após sentir-se mal. Lula passa por um tratamento contra um câncer na laringe, detectado em outubro do ano passado. Foto 52 de 54 – 27.jan.2012 – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou com o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, e com o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin. Eles se reuniram no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde o ex-presidente faz tratamento contra um câncer na laringe. Segundo novo boletim médico divulgado nesse domingo (12), Lula “está clinicamente bem e realizando tratamento fonoaudiológico, fisioterápico, hidratação endovenosa e assistência nutricional, alimentando-se por via oral”. A nota informa ainda que o ex-presidente deverá retomar o tratamento de radioterapia amanhã, como planejado. Segundo a rádio BandNews FM, o médico Paulo Hoff deu uma entrevista aos jornalistas neste domingo (12) informando que o ex-presidente continua com secreções e inflamação na garganta. De acordo com Hoff, os sintomas eram esperados, já que Lula passa por sessões de radioterapia na região. As sessões continuam, diariamente, até a próxima sexta-feira. (UOL)
exclusivas
12 de fevereiro de 2012, 17:18

Porque a energia da Assembleia foi religada durante a greve da PM na semana passada

Foto: AFP
Prédio da Assembleia
Interpretada inicialmente como um recuo do governo na tática de enfrentamento aos grevistas, a religação da energia da Assembleia Legislativa, durante o período em que os PMs ocuparam o prédio do Poder, na semana passada, teve outro objetivo bem diferente. Como monitorava os celulares dos grevistas, logo o comando da PM percebeu que, sem energia, eles pararam de se comunicar porque ficaram sem poder recarregar as baterias dos aparelhos. O “probleminha” foi resolvido no momento em que a energia voltou ao Legislativo.
brasil
12 de fevereiro de 2012, 12:36

Gabrielli: combustível tem de subir ‘em algum momento’

A atual defasagem de preços entre os derivados de petróleo no mercado externo e interno é insustentável, caso se revele duradoura, na opinião de José Sergio Gabrielli, que deixa a presidência da Petrobrás e será substituído amanhã por Maria das Graças Foster, ex-diretora de Gás e Energia da estatal. O Brasil mantém os preços dos derivados mais estáveis enquanto a cotação internacional acompanha as oscilações do petróleo. No momento, os preços estão bem mais caros no exterior. Embora essa política ajude a controlar a inflação, prejudica a Petrobrás, que tem de comprar derivados no exterior para abastecer o mercado interno. Gabrielli frisa que o problema “é conjuntural, e não permanente”, já que “vai ter que haver um reajuste em algum momento”. Em entrevista ao Estado na sexta-feira, último dia de trabalho antes de rumar para a Bahia para assumir uma secretaria estadual ainda indefinida, Gabrielli comentou o mau resultado do quarto trimestre de 2011, quando o lucro da estatal, de R$ 5,049 bilhões, foi metade do realizado no mesmo período de 2010. Com a queda das suas ações na sexta-feira, por causa do mau resultado, a Petrobrás perdeu R$ 28 bilhões em valor de mercado. (Estadão)
brasil
12 de fevereiro de 2012, 12:33

PM da Bahia e do Rio ganha dentro da média

A média salarial paga no Brasil aos policiais militares em início de carreira está entre R$ 1.950 e R$ 2.650. Este também é valor dos menores salários pagos pelos governos dos Estados da Bahia e do Rio de Janeiro a seus policiais. Também se enquadra nessa situação a PM do Paraná, outra que ameaça greve. A informação é da reportagem publicada na edição deste domingo da Folha. No Rio, o valor foi alcançado na semana passada, quando a Assembleia Legislativa aprovou a proposta do governo do Estado de aumentar o salário base de um PM de R$ 1.277,33 (abaixo da média paga pela maior parte dos Estados) para R$ 1.669,33. Leia mais na Folha.
bahia
12 de fevereiro de 2012, 12:04

Para Araújo, governador do Rio deve homenagem a Wagner por fim da greve da PM

Deputado federal José Carlos Araújo
O deputado federal José Carlos Araújo (PSD) acha que o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), deve uma homenagem séria ao colega baiano, Jaques Wagner (PT), neste Carnaval. Para Araújo, caso a Bahia não conduzisse bem as negociações para o fim da greve da PM, o que, incluiu a descoberta sobre os planos “terroristas” e a articulação nacional dos grevistas, dificilmente o governo carioca teria conseguido debelar o foco de paralisação, como ocorreu. “O que matou a greve lá foram exatamente as ações bem-sucedidas tomadas aqui”, declara.
salvador
12 de fevereiro de 2012, 12:00

Adolescentes são executados a tiros em Cosme de Farias

Dois adolescentes foram executados a tiros na noite deste sábado na rua Campo Velho localizado no bairro de Cosme de Farias. Segundo informações do posto policial do Hospital Geral do Estado (HGE), Sérgio Moreira Venâncio dos Santos, 16 anos e Gabriel Carlos Bispo dos Santos, 17 anos estavam próximos de casa quando foram baleados. Sérgio foi atingido por quatro tiros nas costas, quatro no rosto e um no pescoço. Já Gabriel foi atingido por disparos na cabeça. As vítimas chegaram a ser socorridas para o HGE, mas não resistiram aos ferimentos e acabaram morrendo durante o atendimento. Sobre a autoria do crime, ainda desconhecida, o posto policial informou que testemunhas viram dois homens a bordo de uma moto efetuarem os disparos. O crime aconteceu por volta das 21h10. A motivação do crime ainda é ignorada. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), investigará o caso. (Correio)
brasil
12 de fevereiro de 2012, 11:45

Ministras escolhem Bahia para lançar programa federal

As ministras de Direitos Humanos, Maria do Rosário; da Cultura, Ana de Hollanda e da Igualdade Racial, Luiza Bairros escolheram o estado da Bahia para lançar, na próxima quinta-feira, uma campanha nacional contra a exploração sexual de crianças e adolescentes no carnaval. Com informações de O Globo.
brasil
12 de fevereiro de 2012, 11:37

Meninos são aliciados para virar transexuais em SP

Cleide Carvalho, O Globo
Magra, cabelos compridos, short curto. M., 16 anos, abre o sorriso leve e ingênuo dos adolescentes quando perguntada se pode dar entrevista. Poderia ser uma das milhares de meninas que sonham com as passarelas. Mas não é. O relógio marca 1h de sexta-feira. M. é um garoto e está na calçada, numa das travessas da Avenida Indianópolis, conhecido ponto de prostituição de travestis e transexuais, escancarado em meio a casas de alto padrão do Planalto Paulista, na Zona Sul de São Paulo. A poucos passos, mais perto da esquina, está K., também de 16 anos.
— Sou muito feminina. Não tem como não ser mulher 24 horas por dia — diz K.
M. e K. são a ponta do novelo que transformou São Paulo num centro de tráfico de adolescentes nos últimos cinco anos. Meninos a partir de 14 anos são aliciados no Ceará, no Rio Grande do Norte e no Piauí e, aos poucos, são transformados em mulheres para se prostituírem nas ruas de São Paulo e em países da Europa. Misturados a travestis maiores de idade, eles são distribuídos em três pontos tradicionais de prostituição transexual em São Paulo: além da Indianópolis, são encaminhados para a região da Avenida Cruzeiro do Sul, na Zona Norte, e Avenida Industrial, em Santo André, no ABC paulista.
Leia mais sobre esse assunto em Meninos são alicados para virar transexuais em SP
economia
12 de fevereiro de 2012, 11:32

Líbano Barroso deixa presidência da TAM

Executivo permanece na holding TAM S.A, como vice-presidente de Relações com Investidores. E assumirá como vice-presidente financeiro da Latam quando a holding que resultar da fusão entre TAM e LAN for criada. Presidente da TAM S.A., Marco Bologna assume o posto no lugar de Barroso. (Folha)
brasil
12 de fevereiro de 2012, 11:30

Cariocas e paulistas querem derrubar baiano Hereda da presidência da Caixa Econômica

Jorge Hereda
Deu na coluna de Ilimar Franco, do jornal O Globo: “Integrantes do PMDB do Rio e do PT de São Paulo se uniram para tentar derrubar o presidente da CEF, Jorge Hereda”. O baiano, que era vice-presidente do banco, foi nomeado para o cargo máximo da Caixa Econômica Federal em março de 2011, com a saída de Maria Fernanda Ramos Coelho. A indicação da vaga foi feita pelo PT e acatada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário