segunda-feira, 26 de novembro de 2012

O Vereador Gilberto Do PT e sua Família participa nos dias 23,24 e 25 do

 segundo Circuito de Teatro competitivo de Teixeira de 

Freitas - BA









Vereador Gilberto Do PT, participa da votação para 

associação de moradores no vila Vargas.

terça-feira, 20 de novembro de 2012


Lula é recebido por dirigentes da Cosatu, na África do Sul

Lula foi recebido pelos dirigentes da Cosatu, a central sindical sul-africana, e lembrou que unindo as forças que derrotaram o apartheid eles serão capazes de derrotar a desigualdade e a crise econômica.


“Para que todas juntas, as mesma forças que derrotaram o apartheid, derrotem qualquer crise econômica, derrotem qualquer inflação e recuperem a coisa mais sagrada para o trabalhador, que é o direito de trabalhar e levar para casa no final do mês o feijão, o pão, o arroz, como resultado do seu suor e do seu esforço”, disse Lula.
Central sindical sul-africana defende “Momento Lula” no país

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou neste sábado (17) a sede da Cosatu, a maior central sindical sul-africana. No seu último congresso, em setembro, a central havia defendido para a África do Sul o que seria um “Momento Lula”, de redução de desemprego, desigualdade econômica e pobreza. Por isso, assim foi batizada a visita de Lula para conversar com os dirigentes da entidade. A Cosatu e o partido político Congresso Nacional Africano (ANC) estão em diálogo com a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o PT para viabilizar um grande encontro para troca de experiências já em 2013.
“Graças a Lula, o Brasil não é mais o país com maior desigualdade do mundo”, destacou Tyotyo James, vice-presicente da Cosatu. Tyotyo James ressaltou ainda que durante o governo Lula, enquanto a desigualdade era combatida e a condição de vida dos trabalhadores melhorava, 14 novas universidades foram construídas no Brasil. “Temos que fazer um ‘momento Lula’ ser viável na África do Sul”.
O ex-presidente falou sobre sua experiência de governo, com programas sociais e valorização do salário mínimo criando um forte mercado consumidor interno, e defendeu que são os mais pobres que precisam do governo. “Quais foram as palavras-chave do sucesso das redução de pobreza no Brasil? Democracia e inclusão. Nós provamos que aumento de salário não gera inflação. Quando aumenta o salário, aumenta o consumo dos mais pobres, o comércio produz mais, as fábricas produzem mais, e isso gera mais empregos”.
Lula defendeu que o governo e o movimento sindical sempre têm de manter um diálogo aberto, constante e franco. “O valor que aprendemos a dar para a luta de vocês, isso não merece, em um momento de dificuldade, por mais divergências que vocês tenham, que não sejam capazes de discutir e encontrar uma solução comum, para que juntos, as mesmas forças que derrotaram o apartheid derrotem qualquer crise econômica, inflação e protejam a coisa mais sagrada para um trabalhador, que é o direito de trabalhar e levar comida de volta para casa. Este é uma valor inestimável”.
Lula também defendeu a diversificação dos parceiros comerciais da África do Sul, para reduzir a dependência da Europa e dos Estados Unidos, ampliando mais o comércio do país com a própria África e a América Latina. O ex-presidente citou o exemplo positivo da resistência brasileira à crise nos países desenvolvidos em 2008, devido à ampliação dos parceiros comerciais.

Na ocasião os sul-africanos cantaram para Lula
Tradução da canção
“O Lula que conhecemos é aquele que apenas os que o viram e estiveram com ele compreendem sua grandeza”

Fonte: TVPT
BOM DIA !!!

segunda-feira, 19 de novembro de 2012



Torneio de Futebol no Tancredão


No dia 18 de novembro no Tancredo, houve um Torneio de Futebol, e Gilberto do PT marcou Presença, e com essa presença marcante, o vereador entrega ao Sr. Moreal Nunes, o Troféu de honra ao mérito. foi uma recepção maravilhosa e o time do Tancredão  fizeram uma acolhida grandiosa e recebeu o nosso vereador muito bem.





Agradecimento aos eleitores de Cachoeira 

do Mato


No dia 18 de novembro do decorrente ano, o vereador (eleito) Gilberto do PT, juntamente com o prefeito (eleito) Dr. João Bosco Bittencourt, faz uma visita aos eleitores de Cachoeira do Mato para agradecê-los pelos votos recebidos. A recepção foi bastante acolhedora, os eleitores receberam muito bem os candidatos eleitos, e teve direito a faixa na entrada do distrito. 

Gilberto do PT agradece o povo e de Cachoeira do Mato ao lado de Delson Azevedo liderança Política do distrito. 


Gilberto do PT e João Bosco junto aos eleitores da comunidade.


O Vereador Gilberto do PT e o Prefeito Dr. João Bosco tira foto com a uma das lideranças política do distrito, o Sr. Delson Azevedo, pessoa carismática e que lutar também pelos ideais da comunidade, que busca sempre o melhor para o distrito de Cachoeira do Mato. 





BOM DIA!!!!

sábado, 17 de novembro de 2012


 
LOGO LOGO NOVAS POSTAGENS
 
 
AGUADEM....

Encontro da Guarda Municipal de Teixeira de Freitas

 

 
 
Foi realizado nesta quarta-feira (14) o encontro da guarda municipal organizado pela Associação dos Vigias e Guardas Municipais de Teixeira de Freitas – AVGMTF na UNEB Campus-X.
 
 
O evento teve como objetivo levar até ao corpo legislativo da cidade as reivindicações da categoria que entre elas estão: A construção de uma sede própria devidamente equipada; Concurso para vigias municipais; Estruturação do Departamento de Defesa Social na Secretaria de Segurança do município; Ampliação do Piso Salarial, entre outras que culminarão na regularização da categoria.
Estiveram presente os vereadores da atual gestão e os recém eleitos sendo um deles (Gilberto do PT), que se fizeram presentes receberam as reivindicações e se comprometeram a estudar e dar a devida atenção ao pedido da classe representada pelo Comandante Vieira, o subcomandante Alves, a advogada Dra. Gine A. Kinjyo e o presidente da Associação Gilberto Santos.
                               Gilberto do PT (Vereador Eleito em Teixeira de Freitas-BA)
 
O efetivo da Guarda Municipal que formou cerca de 145 pessoas, nasceu com o propósito de frear a violência crescente na cidade através de ações preventivas, com rondas periódicas principalmente nas instituições públicas como as escolas, por exemplo, porém, para que o trabalho possa ser realizado de forma satisfatória, as condições oferecidas a classe devem ser as mais necessárias possíveis, para que uma idéia que nasceu de maneira inteligente não morra na praia por falta de estrutura e organização providas do apoio dos representantes de nosso município.

Fonte: Noiznarede, 15/11/2012
Governador vai inaugurar sistema de abastecimento de água
 
 
A Secretaria de Relações Institucionais (Serin) confirmou na quarta-feira, 14 de novembro, a ida do governador Jaques Wagner ao município de Itamaraju no próximo dia 22 de novembro, quinta-feira, para inaugurar o sistema de esgotamento sanitário, e na ocasião, também inaugurar o sistema de abastecimento de água, nas localidades da Assovale e Pau Brasil.
Em seguida, Wagner vai ao município de Teixeira de Freitas, por volta das 11 horas, entregar também o sistema de abastecimento de água. A cidade já dispõe do esgotamento sanitário.

Fonte: Sulbahia News e aGazeta - 16/11/2012 - 13:47:05

João Bosco realiza reunião com a APETEF

 
 
 
Na manhã de terça-feira, 6 de novembro, o médico cardiologista João Bosco Bittencourt (prefeito eleito de Teixeira de Freitas), junto a Associação de Pastores Evangélicos de Teixeira de Freitas – BA (APETEF), participaram da reunião ordinária da associação.
O encontro tratou de assuntos de interesse de toda a comunidade teixeirense. A APETEF, a fim de dar as boas vindas aos novos gestores e partilhar das ideias do crescimento saudável e sustentável da cidade, viu a oportunidade de apresentar as propostas e exibir as necessidades da capital do Extremo Sul baiano.
 
 
“Nós queremos dar as boas vindas ao novo prefeito João Bosco Bittencourt e ao vereador Gilberto do PT e apresentar a eles a disposição da associação e dos pastores que dela participam para colaborar para a gestão deste novo prefeito e vereador no que for possível”, falou o pastor Carlos Magno.
O vereador Gilberto do PT também faz seus agradecimentos à APETEF pela colaboração e apoio e colocou seu mandato à disposição para trabalhar pela associação e por todos que necessitem dele na Câmera de Vereadores.
“Vim aqui antes pedir voto e agora faço questão de voltar para agradecer o apoio de todos vocês. Como tenho feito em todos os lugares em que passei, reafirmando o compromisso de parceria para poder representá-los com dignidade e corresponder ao crédito de confiança com muito trabalho. Não alcancei a vitória sozinho, e, sim, por que vocês ajudaram”, afirmou Gilberto, se colocando à disposição para escutar o que a comunidade tem a falar.
 
 
Para Pr. Edison, presidente da associação, o objetivo foi alcançado. A princípio, foi reiterado o desejo de “trazer Teixeira de Freitas” de volta às questões de convívio social e, com isso, envolver todos os segmentos da sociedade, entre eles, a Igreja evangélica, que não poderia ficar de fora.
“Fiquei surpreso quando houve a ideia de um prefeito eleito querer participar de nossa reunião para agradecer votos e falar das diretrizes da condução do município e pedir apoio na condução. Isso nunca aconteceu na história da associação. Isso mostra que estamos indo no caminho certo; que somos importantes e só reitera que todas as autoridades são constituídas por Deus”, disse o presidente.
 
 
O café da manhã com o prefeito eleito João Bosco e o vereador Gilberto do PT com os pastores evangélicos foi maravilhoso, ressaltou Joalbo Brandao: “Traçar estratégias para atuação em conjunto é o ponto de partida para o crescimento de uma sociedade sadia e sustentável”.
 
Fonte: Sulbahianews - 07/11/2012
 
 
 



sexta-feira, 26 de outubro de 2012

João Bosco participa do encontro na UNEB para conhecer o modelo pedagógico da Universidade Federal


O modelo desta faculdade Federal é altamente revolucionário na própria concepção da educação e farão parte da grade, os cursos de enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicologia, farmácia, bioquímica e medicina.

Com uma comissão local formada e juntamente com diferentes segmentos da sociedade teixeirense, o vice-reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Luiz Rogério Bastos Leal veio apresenta um modelo pedagógico bem enovador para faculdade Federal de Teixeira de Freitas-BA.
O prefeito eleito João Bosco já está acompanhando todos os possíveis empreendimentos que a cidade pode está recebendo demostrando seriedade no trabalha de gestor que muito em breve irá assumir junto à sociedade teixeirense e neste não será diferente, na sua fala ele deixa bem claro a sua preocupação na localização da instalação da Faculdade Federal e que está áreas não é um obstáculo para que a universidade comece a funcionar, pois ela pode ser instalada antes mesmo de se ter o terreno, ela funciona de outra forma em quanto pode ser adquirido está área, área esta que é preciso pensar muito onde se vai adquirir, pois é preciso tomar todos os cuidados pelo motivo de valorização exagerada de terrenos próxima a este investimento de grande porte, para que todo este benéfico seja usado para o beneficio da população e que no seu governo irá tomar muito cuidado para que ela não seja para atende A ou B, mas que é para atender os interesses da população de Teixeira de Freitas por que é um investimento público então é preciso que primeiro ele atenda os interesse público, mas estes critérios serão elaborados por uma equipe técnica antes que ele tome qualquer atitude disse João Bosco quando estiver afrente da prefeitura.






quarta-feira, 22 de agosto de 2012

BR-101 será duplicada e Bahia ganhará ferrovia


Aos usuários baianos da BR-101, que corta o estado desde a fronteira com o Espírito Santo até a divisa com Sergipe, uma boa e uma má notícia. A boa é que a estrada vai ser totalmente duplicada até Salvador. A má é que ela vai ser pedagiada. “Outra grande notícia é a construção de uma ferrovia no sentido sul-norte, saindo de Belo Horizonte até Recife, passando por Salvador, Aracaju e Maceió. Um tronco absolutamente necessário, principalmente para o polo industrial aqui da Bahia”, destaca Jaques Wagner.

Ele esteve ontem em Brasília para participar do anúncio da presidente Dilma Rousseff sobre o novo pacote de medidas para rodovias e ferrovias. O investimento em todo o país será de R$ 133,5 bilhões, sendo R$ 42,5 bilhões para a duplicação de 5,7 mil quilômetros de rodovias e 91 bilhões para reforma e construção de 10 mil quilômetros de ferrovias. Do montante, ainda não foi definido quanto virá para a Bahia, mas o governador adianta que “são investimentos grandes”.

O economista e professor da Ufba Armando Avena não pensa assim. Para ele, a Bahia “foi pouco contemplada no pacote, pois é o 4º maior estado da federação e tem várias deficiências crônicas”. Entre as deficiências não contempladas no pacote, o especialista cita a BR-116, principalmente o trecho de Feira de Santana.

“A 116 é a principal via de escoamento de todo o estado, e já está sobrecarregada”, critica. Para ele, outro trecho que “precisa de duplicação urgente” é o que liga os municípios de Mucuri a Eunápolis, no sul do estado.

“Por lá passam centenas de caminhões todos os dias e só tem uma via. Se duplicasse, a Bahia podia ganhar mais investimentos, principalmente na área de celulose, e também ia estimular a economia regional, que iria escoar melhor a produção”, projeta Avena, que também se diz desconfiado com relação à concretização das ferrovias anunciadas. “Temos aí a ferrovia Oeste-Leste, que só tem 5% das obras concluídas, e a Juazeiro-Aratu, que foi abandonada. Espero que não aconteça o mesmo com essa”.

Pedágio: Mas se você está preocupado com a questão do pedágio, talvez fique menos chateado quando souber que o modelo de concessão das rodovias prevê a seleção das concessionárias pelo menor valor da tarifa a ser cobrada e que a empresa vencedora da licitação só poderá começar a cobrar quando pelo menos 10% das obras previstas estiverem concluídas. O ministro dos Transportes, Paulo Passos, também fez questão de frisar que não será cobrada tarifa na área urbana.
Fonte: Escrito por Edvaldo Alves

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Pesquisa mostra crescimento de avaliação positiva do governo DILMA

A segunda pesquisa CNT/Sensus referente ao governo Dilma Rousseff, divulgada nesta sexta-feira (3), mostra aumento da avaliação positiva, para 56,6% (13,4% de “ótimo” e 43,2% de “bom”), ante 49,2% em agosto do ano passado. A avaliação “regular” foi de 37,1% para 35,5%, enquanto a negativa caiu de 9,3% para 7%. Segundo o levantamento, a aprovação do desempenho pessoal da presidenta subiu de 70,2% para 75,7% e a desaprovação recuou de 21,1% para 17,3%.
“O resultado da pesquisa é reflexo do governo exitoso que o Partido dos Trabalhadores vem realizando nos últimos anos. O PT faz o melhor governo pós-período de redemocratização do País, quer queira ou não a oposição e alguns setores da mídia”, avaliou o deputado José Guimarães (PT-CE), vice-líder do Governo na Câmara. Segundo o parlamentar, a administração petista à frente do Brasil conseguiu derrotar “as forças conservadoras, aliadas do neoliberalismo, que inviabilizaram o Brasil”. Isso explicaria – afirmou Guimarães – os motivos de a “oposição ter tanta raiva e destilar tanto ódio”, já que o PT “faz um governo vitorioso reconhecido pela população”.
Na comparação entre os governos Dilma e Lula, a avaliação predominante (48,2%) é de que estão iguais. Para 15,9%, o atual está melhor, enquanto 34,6% consideram melhor o anterior. Na expectativa dos entrevistados sobre os dois anos e meio restantes do mandato de Dilma, a avaliação é positiva para 62,3% (13,9% de “ótimo” e 48,4% de “bom”). Outros 30,3% esperam um governo “regular” e 5,5% têm visão negativa (2,6% de “ruim” e 2,9% de “péssimo”).
Sobre a expectativa em relação à economia até o fim do ano, a maioria demonstrou otimismo. Para 53,7%, haverá crescimento. Outros 35,5% acreditam em estagnação e 6,4%, em queda. Quando a questão são os reflexos da crise mundial, 60,8% afirmaram que não tiveram alterações em seus hábitos de compra e 38,4% disseram que deixaram de comprar algo. “A crise internacional ainda não é percebida pela população como um fator crítico. Apesar da pequena retração industrial, os altos índices de emprego favorecem a manutenção do otimismo no país”, comenta o presidente da CNT.

Foram entrevistadas 2 mil de pessoas, de 18 a 22 de julho, em 134 municípios.

Equipe Informes

 


quarta-feira, 1 de agosto de 2012

GILBERTO DO PT 13000!


Brasil ocupa 72ª posição em ranking mundial de inclusão digital




O Brasil ocupa a 72ª posição em ranking de inclusão digital, que conta com 156 países. O resultado foi apontado nesta terça-feira (31) pelo Índice Integrado de Telefonia, Internet e Celular (Itic) de Inclusão Digital, que mede o acesso das pessoas ao computador, à internet e à telefonia. O indicador considera os cálculos da Fundação Getulio Vargas (FGV) e da Fundação Telefônica/Vivo, com base em dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto Gallup. De acordo com o Itic, 51,25% da população brasileira têm acesso ao computador, à internet, ao celular e ao telefone fixo. A média mundial é 49,1%. O país com maior índice de inclusão digital é a Suécia (95,8%), seguido pela Islândia e Cingapura, empatadas com 95,5%. A Etiópia (8,25%), República Centro-Africana (5,5%) e Burundi (5,75%) ocupam as últimas colocações da lista. Na América Latina, Venezuela (62%) tem o maior índice de acesso às tecnologias da informação por pessoa, seguida pelo Chile e Uruguai, ambos com 55%. Na Argentina e na Colômbia, os percentuais são 54% e 51% respectivamente, acima do indicador brasileiro. Segundo o economista da FGV e responsável pela pesquisa, Marcelo Neri, o Brasil está no meio do caminho em termos de inclusão digital. “O Brasil é um copo meio cheio ou meio vazio, depende da maneira como se vê”, disse, durante a divulgação dos dados. Para ele, nos próximos anos, o acesso ao telefone celular será decisivo. A pesquisa também avaliou a inclusão digital entre os municípios brasileiros. Das mais de 5 mil cidades listadas no Censo 2010, a conectividade é maior em São Caetano do Sul (SP), Santos (SP), Florianópolis (SC), Vitória (ES) e Niterói (RJ). Marcelo Neri aponta que as cinco cidades apresentam melhores condições socioeconômicas , o que facilita o acesso ao mercado digital. "Uma condição necessária para usar internet é um grau de educação que camadas pobres ainda não dispõem. É preciso acelerar [a inserção] por meio de plataformas como o celular, que as pessoas já usam", sugeriu.

Fonte: Bahia Notícias

Dilma afirma a Wagner que decreto sobre novo regime automotivo está garantido

O governador Jaques Wagner se reuniu com a presidente Dilma Rousseff em Brasília nesta terça-feira (31) para tratar de questões que envolvem a criação da fábrica da Jac Motors em Camaçari. Durante o encontro, a presidente reafirmou que o decreto que trata do novo regime automotivo, possibilitando descontos no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para empresas que desejam se instalar no país, está pronto e será publicado imediatamente, tão logo seja aprovada a Medida Provisória 563/12. A matéria será apreciada pelo Senado Federal nos próximos dias e já foi aprovada na Câmara dos Deputados. A Jac Motors anunciou o investimento de R$ 900 milhões em uma fábrica na região metropolitana, poderá se enquadrar no novo regime automotivo. Neste caso, ela continuará pagando o IPI com aumento de 30 pontos percentuais, mas o valor vai gerar um "crédito tributário" para ser utilizado após o início da produção.


Fonte: Bahia Notícias

terça-feira, 31 de julho de 2012

Bahia registra melhor desempenho em geração de empregos do Nordeste no 1º semestre







Dados do Ministério do Trabalho e Emprego apontam que a Bahia apresentou o melhor desempenho na apuração de vagas formais no Nordeste, no primeiro semestre deste ano. O tema foi o destaque da edição desta terça-feira (31) do programa de rádio Conversa com o Governador, que também tratou da regulamentação dos transportes hidroviário e complementar rodoviário, realizada na última semana, e do desenvolvimento que a implantação da JAC Motors proporcionará ao estado. Jaques Wagner salientou o desempenho do interior baiano na geração de empregos. “Pela primeira vez, a participação do interior foi maior do que a de Salvador. Apesar do ano duro, nós tivemos um acumulado de 30.300 empregos durante o primeiro semestre de 2012”, disse. “Temos essa preocupação de diversificar, de levar para o interior o crescimento, o desenvolvimento, o aumento da qualidade de vida”, acrescentou.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

GILBERTO DO PT 13 000!


TSE lança novo site para facilitar acesso do eleitor


A nova página de internet do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entrará no ar na próxima segunda-feira (30) com um novo layout e com a promessa de mais funcionalidade aos usuários. No centro da página, o internauta encontrará um espaço dedicado às notícias, com destaque para as três principais do dia. Ao abrir a página de notícias, será possível acessar aquelas publicadas em anos anteriores, o que facilita as pesquisas por parte de advogados, jornalistas e eleitores. De acordo com a coordenadora da Coordenadoria de Editoração e Publicações (Cedip) do TSE, Patrícia Serra, o eleitor será beneficiado com o fato de ter notícias muito mais visuais com imagens na página inicial e, ao lado disso, também os vídeos e serviços disponíveis na página inicial.

Fonte: Bahia Notícias

Supersimples atinge 6,5 milhões de adesões no Brasil, anuncia Dilma

O programa de tributação Supersimples, que completa cinco anos este mês, alcançou a marca de 6,5 milhões de adesões de micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais, segundo anúncio da presidente Dilma Rousseff, na manhã desta segunda-feira (30). “O Supersimples simplifica a burocracia e diminui a carga de impostos, reduzindo custos e facilitando a formalização”, destacou durante o programa de rádio “Café com a presidenta”. As empresas que integram o programa são responsáveis por um em cada quatro empregos com carteira assinada no país. Já os microempreendedores individuais somam 2,2 milhões no Brasil. Entre os direitos assegurados pelo Supersimples estão, segundo a presidente, a “Licença Maternidade, a aposentadoria por idade, o Auxílio Doença [...], o de emitir nota fiscal e de ter acesso ao crédito mais barato”.
 
Fonte: Bahia Notícias

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Obras de segurança permitirão voos regulares no aeroporto de Teixeira

O anúncio do início das obras de segurança no Aeroporto Nove de Maio foi feito durante uma reunião nesta quinta-feira, 26 de julho na Pousa Lord em Teixeira de Freitas com a participação de representatividades políticas regionais, do engenheiro Jocaeis Mariano, representante do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (DERBA) e do presidente do Sincomércio, Flávio Guimarães.
Nas obras de segurança, segunda etapa do projeto de ampliação do aeroporto, será construída cerca telada da área de campo, muro da base aérea, além da ampliação do estacionamento de embarque e desembarque de passageiros. De acordo com Leovigildo Lemos, diretor da Empresa Baiana de Terraplanagem – EBT que executará as obras, elas deverão durar no máximo 120 dias, após a conclusão será permitida a operação regular de aviões comerciais na cidade.
Recentemente foi concluída a primeira etapa do projeto de ampliação do aeroporto passando por uma nova reestruturação com instalação de uma seção contra incêndio e adequações que permitirão pousos e decolagens em situação de baixa visibilidade.
Ao todo foram desapropriados várias hectares de terras ao redor do aeroporto para que fosse feita a ampliação, segundo informou o engenheiro Jocaeis Mariano. Ele ressalta que o projeto visa a segurança necessária para operação de linhas regulares e comerciais.
Sera realizado um novo processo licitatório para nova ampliação da pista do aeroporto, que passaria de 35 metros de largura e 1.460 de extensão para 45 metros de largura e 2.100 de extensão, possibilitando a operação de aviões de maior porte para atender a demanda regional.
 
Fonte: Sul Bahia News

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Estado disponibiliza cadastro único para Habitações de Interesse Social

A deputada estadual Maria del Carmen participou esta manhã da reunião do Pleno da Câmara Técnica de Habitação, que aconteceu no Suarez Trade, em Salvador e contou com a presença da Superintendente de Habitação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR), Eleonora Máscia e representantes de movimentos sociais.
Entre os assuntos debatidos estava a unificação do cadastro de habitações de interesse social, a exemplo dos programas Casa da Gente (Governo da Bahia) e Minha Casa Minha Vida (Governo Federal), que está sendo organizado pela SEDUR a partir de hoje. Os interessados, mesmo aqueles que já estão cadastrados em algum programa de habitação de Interesse social, deverão nos próximos 90 dias fazer um novo cadastro, desta vez no site da Sedur (www. casadagente. sedur.ba.gov.br). É necessário ter em mãos o CPF, o RG e a Data de Nascimento para iniciar o novo cadastramento.
Para a Maria, a decisão de fazer um cadastro único irá beneficiar os mais necessitados. “ O cadastro único vai facilitar o acesso aos mais necessitados e àqueles que são prioridade, como idosos e deficientes físicos. O Estado está de Parabéns!”, destaca.

Fonte: Ascom MDC - Roberta Di Pierro

População poderá opinar sobre melhorias no saneamento básico brasileiro

Através de consulta pública, a população brasileira poderá apresentar sugestões para melhorar o sistema de saneamento básico no país. A medida, divulgada nesta quarta-feira (25) no Diário Oficial da União, faz parte da fase final da proposta do Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab), planejado e coordenado pelo Ministério das Cidades (MCidades). Iniciado em 2008, o plano contém metas e objetivos de curto, médio e longo prazo. Os benefícios devem ocorrer ao longo próximos 20 anos. Entre as principais propostas, estão a instalação de unidades hidrossanitárias em todo o território nacional até 2030, abastecimento de água potável em áreas urbana e rural das regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste e erradicação dos lixões e vazadouros até 2014. Segundo Viviana Simon, diretora do Departamento de Articulação Institucional da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, todo brasileiro pode participar da consulta pública. "O cidadão pode apresentar suas emendas que serão divididas por temas. Essas emendas deverão ter uma justificativa para que possam ser validadas e, passado o período de apuração, serão avaliadas", disse Viviana. De acordo com avaliação da diretoria, até o ano de 2030, o abastecimento de água potável chegará a 98% do território nacional, 88% dos esgotos serão tratados e 100% dos resíduos sólidos serão coletados. Segundo o MCidades, será preciso um investimento de cerca de R$ 420 bilhões para que as metas sejam concretizadas. Para enviar sugestões através da consulta pública basta se cadastrar no site do MCidades. O sistema, criado especificamente para a consulta, ficará disponível por 40 dias. Após este período, técnicos do ministério terão 30 dias para avaliar as propostas e uma nova versão do Plansab será formulada e apreciada pelos Conselhos Nacionais de Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Saúde e das Cidades. Depois, a proposta será analisada pelo ministro Aguinaldo Ribeiro para que seja sancionada pela presidenta Dilma Rousseff.

Fonte: Bahia Notícias

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Governo federal lança programa destinado a cidades de médio porte para prevenir problemas de mobilidade

   

Brasília – As cidades de médio porte, com população entre 250 mil e 700 mil habitantes, serão beneficiadas com R$ 7 bilhões dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Médias Cidades, lançado nesta quinta (19) pelo governo federal. Os recursos poderão ser usados para adquirir equipamentos a fim de modernizar e integrar o transporte público, construir estações e terminais de ônibus e melhorar a infraestrutura já existente.
O dinheiro não poderá ser aplicado na aquisição de novos veículos, pavimentação e recapeamento de asfalto, nem na sinalização e abertura de novas vias. As prefeituras precisarão dar contrapartida de, no mínimo, 5% e os projetos terão que priorizar a população de baixa renda.
Os detalhes do PAC Mobilidade para municípios de médio porte foram divulgados nesta quinta-feira pela presidenta Dilma Rousseff e o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro. O programa tem um perfil diferente do destinado às cidades de grande porte, que previa obras maiores e mais custosas, como a criação de rotas de metrô e implantação do veículo leve sobre trilhos (VLT). As grandes cidades terão R$ 32 bilhões para esses projetos.
Até o momento, levando-se em conta a verba direcionada a obras da Copa de 2014, o governo federal destinou R$ 58 bilhões para a mobilidade urbana.
O PAC Mobilidade Médias Cidades deverá atender a 75 municípios. As cidades que se encaixam no critério porte médio devem apresentar os projetos ao Ministério das Cidades. Os estados também podem propor obras, desde que com a concordância das prefeituras. A presidenta disse que propostas em fase avançada de elaboração terão prioridade na seleção. “A exemplo do PAC Grandes Cidades, vamos privilegiar projetos que tenham efeito mais rápido sobre a população”.
O ministro Aguinaldo Ribeiro destacou também que há a intenção de dar espaço à indústria nacional na aquisição de equipamentos. “Há uma orientação para que ela [indústria brasileira] tenha maior participação”, declarou. Segundo ele, o objetivo de focar nos municípios de médio porte é impedir o surgimento dos problemas de tráfego e mobilidade que afetam as grandes cidades. “Podemos prevenir para o futuro o que, nas cidades maiores, já requer uma ação corretiva”, disse.
Dilma destacou que as propostas escolhidas serão executadas pelo Regime Diferenciado de Contratação (RDC), o que contribuirá para que as obras sejam entregues o mais cedo possível. O RDC é um modelo que flexibiliza as regras para licitações governamentais, tornando o processo mais ágil. Em junho, o Senado aprovou a extensão do sistema, criado para atender aos projetos ligados à Copa de 2014, às obras do PAC. O texto foi sancionado e publicado no Diário Oficial da União nesta quinta-feira.
Cada município ou estado pode apresentar até dois projetos solicitando recursos do PAC Mobilidade Médias Cidades. A inscrição deverá ser feita em formulário eletrônico, disponível na página do Ministério das Cidades na internet, a partir do dia 23 de julho até 31 de agosto. A lista de cidades selecionadas será divulgada no dia 14 de dezembro. A contratação das obras e serviços está prevista para o início de 2013.

Fonte: Mariana Branco e Yara Aquino, Repórteres da Agência Brasil

Programa Escola Ativa chega a Teixeira de Freitas


Escola Ativa é um programa do Governo Federal em parceria com as Secretarias Muinicipais de Educação, que tem como objetivo ofertar um ensino de qualidade nas escolas que apresentam a organização escolar multisseriada, disponibilizando para que esta proporcione aos estudantes a aprendizagem necessária e indispensável para seu desenvolvimento nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
O kit pedagógico que está ilustrado nessas imagens, é composto por 15 itens distribuidos em 3 kits, sendo o kit 1 será disponibilizado para as escolas e os kits 2 e 3 por turmas, conforme discriminado:
KIT 1 :
1 (um) globo terrestre, 1 (um) bússula, 1 (um)esqueleto humano e 1 (um) Kit com régua, esquadro, compasso e transferidor.
KIT 2:
1 (um) alfabeto móvel cursivo, 2 (dois) alfabeto móvel script e1 (um) jogo memória de sílaba.
KIT 3:
1 (um) ábaco vertical aberto, 1 (um) material pedagógico, 1 (um) tangran, 1 (um) jogo de números com pinos emborrachados, 1 (um)jogo alfa-numérico, 1 (um) escola cuisenaire, 1 (um) jogo pedagógico bloco lógico e 1 (um) jogo de xadrez.

Fonte: Sulbahianews

terça-feira, 24 de julho de 2012

Ministério da Saúde fará distribuição gratuita de novo medicamento contra câncer de mama

O Ministério da Saúde (MS) anunciou nesta segunda-feira (23) que fará a distribuição gratuita do medicamento Trastuzumabe, utilizado no combate ao câncer de mama. Considerado um dos mais eficientes no combate ao problema, o remédio de alto custo reduz as chances de reincidência da doença e diminui em 22% o risco de morte das mulheres. A incorporação do Trastuzumabe foi aprovada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) e integra as ações do Plano Nacional de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Colo do Útero e de Mama, lançado em 2011. No mesmo ano, o governo federal gastou R$ 4,9 milhões para atender a 61 pedidos judiciais que determinavam o oferecimento da substância através do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2012, o MS já gastou R$ 12,6 milhões com a compra do medicamento por ação judicial. Para distribuir o remédio em unidades públicas de saúde, serão necessários R$ 130 milhões por ano. Informações da Agência Brasil. 

Fonte: Bahia Notícias

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Maria solicita abastecimento de água para municípios do interior

Pleitos para a construção, instalação, perfuração e manutenção de poços, em mais de dez municípios do interior do estado, foram entregues, pela deputada estadual Maria del Carmen ao diretor da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (CERB), Bento Ribeiro, em uma audiência que aconteceu na tarde de 18.
Bento garantiu celeridade quanto à execução dos pedidos e já autorizou a instalação de poços artesianos para o povoado de Alagadiço, em Iramaia. O diretor da CERB também falou que os municípios localizados na área do semiárido terão prioridade nas licitações dos convênios.
Queimadas, Ourolândia, Várzea Nova, Rio Real, Heliópolis, dentre outros municípios, serão os possíveis beneficiados com o abastecimento de água.




Fonte: Mab Caroline

Governo anuncia investimento de R$ 1 bilhão para construção de quadras esportivas

A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta segunda-feira (23) o investimento de R$ 1 bilhão na construção e cobertura de mais 10 mil quadras esportivas em escolas públicas brasileiras. “Até 2014, vamos construir 6 mil quadras e vamos cobrir outras 4 mil. [...] Nós estamos investindo R$ 200 milhões, neste ano, para preparar nossas seleções e modernizar os centros de treinamento”, afirmou durante o programa de rádio “Café com a presidenta”. Dilma destacou ainda a participação do país nos Jogos Olímpicos de Londres, que começaram esta semana com a presença de 259 atletas brasileiros – 111 deles beneficiários do Bolsa Atleta. “É um benefício importante porque permite que o atleta se dedique com muito mais tranquilidade aos treinamentos e às competições”, enfatizou.
 
 
Fonte: Bahia Notícias

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Seagri e BNB buscam soluções para as dificuldades dos frigoríficos

Informações de Josalto Alves

Manter os mais de 30 frigoríficos da Bahia funcionando e evitar as demissões de centenas de trabalhadores são os principais objetivos das ações que o governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura (Seagri) está realizando junto ao governo federal. Atendendo à solicitação do setor da carne, o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, reuniu-se na tarde da última quarta-feira (18) com o superintendente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) Nilo Meira; diretor geral da Agência Baiana de Defesa Agropecuária (Adab), Paulo Emílio Torres; presidente do Sindicato da Carne (Sincar), Júlio Melo de Farias, e proprietários dos frigoríficos para discutir soluções para os problemas provocados pela longa estiagem. Participaram também os deputados Luiz Augusto e Mário Negromonte Júnior, respectivamente presidente e membro da Comissão de Agricultura da Assembléia Legislativa da Bahia.
Por causa da seca, os frigoríficos estão com a capacidade de abate ociosa, uma vez que parte dos rebanhos está sendo levada para outros estados, para evitar que morram, ou não apresentam no momento perfil para o abate. Na Bahia, os frigoríficos, que geram cerca de 16 mil empregos diretos, são, na maioria, individualizados, ou seja, pertencem a diferentes empresários, que com a queda de produção estão enfrentando graves problemas. Com a falta de boi, nossa capacidade de abate está 60% ociosa, disse Júlio César Farias, presidente do Sincar. Ele explicou que o setor sofre também prejuízos causados pela concorrência desleal de frigoríficos de outros estados.
Uma das soluções que a Seagri e o BNB estão discutindo é a prorrogação das dívidas a vencer em 2012, como foi feito com relação ao setor agropecuário dos municípios que decretaram estado de emergência. O Conseagri pleiteou essa medida para os agropecuaristas do Nordeste e Minas Gerais junto aos ministérios da Agricultura, da Fazenda e do Desenvolvimento Agrário, conseguindo a prorrogação. Agora, o secretário reivindica ao Mapa que as agroindústrias recebam o mesmo tratamento.

Nesse sentido, Salles conversou, por telefone, com o secretário nacional de Políticas Agrícolas do Ministério da Agricultura (Mapa), Caio Rocha, reivindicando a prorrogação das parcelas a vencer para depois das últimas parcelas do financiamento. Como presidente do Conseagri, o secretário encaminhará ofício ao ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, oficializando a solicitação, depois de discutir e obter a aprovação dos secretários de Agricultura dos estados do Nordeste.
O Sincar entregou ofício ao secretário solicitando o agendamento de audiência com o secretário da Fazenda, para tratar de assuntos da área fiscal que podem também ajudar a minimizar os problemas do setor.

Solução customizada
Explicando que o pacote específico em função da estiagem, que permitiu a prorrogação das dívidas vencidas e a vencer dos agricultores, não alcançou os outros elos das cadeias produtivas, o superintendente do BNB, Nilo Meira, afirmou que estamos dispostos ao diálogo para equalizar as dívidas. Ele disse que vai buscar soluções customizadas, analisando a situação de cada frigorífico que tenha contrato de financiamento com o banco. Assim, cada empresário discutirá, na superintendência, em Salvador, com o gerente de sua agência a solução viável, sendo possível também a viabilização de novos créditos de curto e longo prazos, a exemplo da linha de capital de giro para aquisição de estoque.
Para operacionalizar as possíveis soluções, o superintendente do BNB vai alinhar o assunto com os gerentes das agências envolvidas, no caso as de Alagoinhas, Feira de Santana, Camaçari, Eunapólis, Barreiras, Teixeira de Freitas e Santa Maria da Vitória.


quinta-feira, 19 de julho de 2012

Novos veículos e talonários eletrônicos reforçam fiscalização nas estradas estaduais

Por Ronildo Brito  
 A Polícia Rodoviária Estadual (PRE), segundo acaba de informar o governo do estado, passa a contar com reforços para a fiscalização nas estradas baianas. Foram entregues nesta quarta-feira (18) mais 30 caminhonetes cabine dupla, além de 166 talonários eletrônicos e 133 impressoras compactas. Até o fim do ano, outras 50 viaturas serão entregues à PRE pela empresa vencedora da licitação. 
O governador Jaques Wagner, o vice-governador e secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, participaram da entrega das chaves, realizada no pátio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).A assessoria de comunicação do governo do estado ainda não informou as cidades que receberão os novos veículos, que são caminhonetes Nissan Frontier, essas que permitem o uso nos mais variados tipos de solo.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

AL realiza debate para tratar das questões da habitação popular

Evento foi promovido pela Subcomissão de Desenvolvimento Urbano, presidida por Maria del Carmen.
 



Apesar de estar em período de recesso parlamentar, a deputada Maria del Carmem (PT), presidente da Subcomissão de Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa, realizou audiência pública para discutir a provisão de serviços, bens e políticas públicas em empreendimentos de habitação de interesse social localizados em Salvador. O evento reuniu representantes de condomínios criados pelo programa Minha Casa Minha Vida e representantes de órgãos públicos.
A oportunidade da audiência se revelou, segundo a parlamentar, devido às demandas de moradores durante o seminário, em abril, também promovido pela subcomissão, que discutiu a sustentabilidade dessas novas habitações, assim como avaliou as condições da pós-ocupação. "Não podemos esquecer o avanço e a importância do programa Minha Casa Minha Vida", disse a petista, acrescentando que eventos como o seminário e a audiência têm o objetivo de promover correções de rota no que não está satisfatório. Ela lembrou ainda que "a municipalidade tem que cumprir seu papel."
Presente à reunião, Idelmário Proença, coordenador do Movimento Sem-Teto Salvador, listou uma série de dificuldades que os beneficiários do programa habitacional vem enfrentando. Para ele, faltam escolas e postos de saúde próximos, o sistema de transporte é deficitário e faltam oportunidades de renda nas localidades, o que termina fazendo com que o morador termine abandonando sua casa ou seja presa fácil de especuladores. Proença, no entanto, defendeu que o momento é de reivindicar melhorias às autoridades e negociar. "Se não tivermos êxito, aí sim é o momento de ações mais radicais", disse, pedindo que "não sejam colocados os carros à frente dos bois". Todos os síndicos presentes ocuparam lugar na mesa e tiveram oportunidade de relatar os problemas específicos de cada realidade.

Fonte: Portal SBN

Estado da Bahia terá mais quatro cursos de medicina

Por Evandro Lima







A Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), com sede em Santo Antônio de Jesus, é uma das quatro instituições de ensino superior contempladas pelo Ministério da Educação com um curso federal de medicina. As outras três são a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOBA), em Barreiras;  a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSBA), em Teixeira de Freitas, e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Paulo Afonso.
A UFOBA e a UFSBA terão, respectivamente,80 vagas; a UNIVASF  terá 40 e a UFRB oferecerá 60. No total, serão 260 vagas.  O curso da UFRB será no Centro de Ciências da Saúde (CCS) em 2013, segundo o reitor  Paulo Gabriel Nassif. O projeto acadêmico já está pronto, informou o dirigente explicando que há uma grande dificuldade de preenchimento de vagas de médicos  no interior do Estado.
A vinda da graduação  contribuirá para a mudança no quadro de carência de profissionais. Há  uma concentração elevada de médicos na capital e o desafio é interiorizar o curso de medicina, inclusive no Recôncavo - disse o reitor.
Hospital-escola - O prefeito de Santo Antônio, Euvaldo de Almeida Rosa, reforçou o apoio para a implantação do curso: “Temos grande responsabilidade e compromisso com isso”, disse. Um hospital escola é um dos itens que definem a evolução do processo de implantação do curso de medicina e o município já tem o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, que funciona como hospital escola há dois anos, onde os alunos dos cursos de Enfermagem, Nutrição e Psicologia têm um campo de estágio sob a supervisão de professores mestres e doutores.
Hoje, 294 alunos da UFRB e outras faculdades estagiam no Regional e cerca de 300 estão em visitas mensais. Além do estágio, a partir do 3º e 4º semestres, os alunos têm  aulas práticas.
“Porém, só olham o paciente e, a depender do semestre, podem até fazer intervenção, como dar o banho no leito. Sem o hospital, a gente parava o curso, pois não é só teoria. Se não ocupar esses espaços, como nos hospitais, a formação do estudante fica precária. Só assim eles desenvolvem o que aprendem na teoria e esse é o nosso diferencial”, ressaltou o diretor do campus do CCS, Luís Fávero.
O Centro oferecerá 60 vagas iniciais para medicina no vestibular de 2013. O projeto pedagógico para o novo curso prevê uma estrutura curricular organizada em regime de ciclos de formação, ou seja,  os estudantes vão ingressar no primeiro ciclo de formação que corresponde ao Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS), com área de concentração em Estudos em Saúde-Doença-Cuidado.
O BIS se constituirá no requisito formal para ingresso no segundo ciclo de formação específica em medicina. Já implantado no CCS desde 2009.2, o curso dura três anos. “O principal impacto desse curso é que ele é voltado para formar médicos generalistas, com a vocação para atuar no SUS, principalmente na Atenção Básica em Saúde. Ele não será formado só em uma especialidade, como acontece. Ele será tradicionalmente um clínico geral”, diz a professora, Luciana Alaíde,  da comissão de criação do projeto pedagógico.